Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página

Direcionamento estratégico

Publicado: Terça, 28 de Julho de 2020, 09h02 | Última atualização em Terça, 01 de Setembro de 2020, 12h51 | Acessos: 171

Indo além da estrutura organizacional do IFPA e colaborando para a relação de causa e efeito entre os objetivos estratégicos, o direcionamento estratégico será orientado por meio de estratégias que representam os pilares sobre os quais serão executadas as ações.
A estratégia do IFPA é demonstrada no mapa estratégico, com seus objetivos estratégicos e indicadores. É importante ressaltar que continuamente haverá a seguinte relação para a boa execução de qualquer iniciativa estratégica: projetos com indicadores e indicadores com os objetivos estratégicos.
Para tanto, foi aplicada a matriz SWOT em todas as unidades do IFPA para aferir qual o cenário atual dos ambientes interno e externo, para em seguida deliberar o direcionamento estratégico, sendo depois cada estratégia composta por um conjunto de objetivos que proporcionam um encadeamento lógico com a mesma finalidade: cumprir a Missão e alcançar a Visão de Futuro do IFPA.

Matriz SWOT


Após a realização das oficinas de Planejamento Estratégico nas 19 unidades do IFPA, com a aplicação da matriz SWOT, apresentamos o resultado consolidado das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. No Quadro 2, é apresentada a consolidação da análise SWOT realizada nas 19 unidades, por meio de oficinas das quais participaram os servidores, os discentes, os gestores e membros da sociedade civil organizada.

Quadro 2 - Consolidação da análise SWOT realizada nas 19 unidades.

 

 

Por conseguinte, avaliando estas variáveis consolidadas no cenário atual, já considerando os ambientes interno e externo das 19 unidades do IFPA, apresentou-se um diagnóstico estratégico participativo recomendando as estratégias de manutenção, fortalecimento e consolidação das boas práticas existentes no IFPA, para no futuro trabalharmos estratégias de crescimento e ampliação com a finalidade de atendimento das demandas regionais.

Nesse contexto, baseado no cenário atual, o direcionamento estratégico do IFPA para o próximo quinquênio adotará como prioritários os seguintes Temas Estratégicos:
 Consolidação e ampliação da oferta de vagas, suas infraestruturas e seus potenciais de pesquisa, inovação e extensão;
 Verticalização da oferta de ensino;
 Promoção da qualidade de vida aos servidores;
 Ampliação das políticas de permanência e êxito dos alunos;
 Implantação de sistemas tecnológicos que viabilizem a governança institucional;
 Promoção da integração social, esportiva, artística e cultural da comunidade acadêmica.

Fim do conteúdo da página