Página inicial > PERFIL DO CORPO DOCENTE > Cronograma e plano de expansão do corpo docente

Cronograma e plano de expansão do corpo docente

Publicado: Terça, 28 de Julho de 2020, 09h49 | Última atualização em Terça, 25 de Agosto de 2020, 12h40 | Acessos: 111

O cronograma e plano de expansão do corpo docente foi deliberado de forma participativa e democrática pelos 18 Campi e consolidado pela DGP na Reitoria, atendendo o respectivo padrão de dimensionamento, normas e parâmetros de implementação dos Campi no âmbito dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, idêntico ao disposto na Portaria nº 246, de 15 de abril de 2016/MEC.

Na Tabela 7, é apresentado o plano de evolução do corpo docente por regime de trabalho para os próximos cinco anos de vigência do PDI entre 2019 e 2023. O plano de evolução por Campus encontra-se disponível no link apresentado a seguir: https://ifpa.edu.br/documentos-institucionais/0000/pdi-2019-2022/4730-tabela-7-plano-de-expansao-docente-no-pdi/file.

É importante salientar que a projeção de demanda de vagas para os docentes, grosso modo, não está, proporcionalmente, em harmonia com a projeção de abertura de vagas para ingresso de alunos. Em que pese a Portaria nº 246/2016-MEC-SETEC indicar o número máximo de alunos por Campus, a projeção estimada de novos alunos é muito maior que a indicada pela portaria. Isso acontece porque, de forma equivocada, os gestores dos Campi nutrem a esperança de que será possível o governo rever os limites estabelecidos na portaria supracitada. Os gestores ainda argumentam o alto índice de evasão dos discentes, o que, no cômputo final, conforma a relação professor/aluno na média de 1 para 20.

Na Tabela 8, é apresentado o plano de evolução de qualificação do corpo docente para a vigência do PDI entre 2019 e 2023. O plano de evolução de qualificação por Campus encontra-se disponível no link apresentado a seguir: https://ifpa.edu.br/documentos-institucionais/0000/pdi-2019-2022/4731-tabela-8-plano-de-expansao-de-qualificacao-docente-no-pdi/file.

Com exceção do Campus Avançado de Vigia que projetou 100% do limite permitido considerando a possibilidade de gatilho para se tornar um Campus "tradicional" a partir de 2022, as demais unidades que extrapolaram os limites de servidores permitidos em suas projeções, ficaram dentro de uma margem de 10% de aumento, sendo considerada razoável já que existem possibilidades mesmo que remotas de gatilho, portanto, aceitável pela gestão. Ademais, temos como atenuante, os Campi Belém e Castanhal que já extrapolam esses limites atualmente e corroboram com uma projeção acima do teto permitido que seria de 1.600 docentes, conforme Portaria nº 246, de 15 de abril de 2016/MEC.